segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Preparar... Parte 1: Documentação


Salut... (Olá)
Penso que talvez esse blog não seja visto apenas por amigos e familiares que estão querendo saber da viagem, mas que esse espaço possa servir para compartilhar experiências com outras pessoas que queiram se aventurar por terras estrangeiras ou que já passaram por lá e também desejem contar um pouco de sua experiência.
Sendo assim o post de hoje será dedicado a falar um pouco dos preparativos para a viagem. Nessa primeira parte contarei para vocês quais foram os documentos que providenciamos para que pudessemos viajar tranquilos e passar, sem maiores problemas, pela imigração. Então, vamos lá?
Não sei se vcs sabem, mas para viajar para Europa, no caso, para o países participantes do Tratado de Schengen (clique para ver os países participantes) é necessário tomar algumas providências, porém o visto não é obrigatório quando se trata de uma viagem de turismo, cuja estadia seja inferior a 90 dias.
Assim que soube definitivamente que iriamos viajar em janeiro, tratei logo de providenciar o passaporte.
Para retirar o passaporte é necessário: Dirigir-se ao site da Polícia Federal, na opção requerer passaporte (clique para ir ao site), ler as intruções direitinho, preencher o formulário de solicitação, gerar o boleto para pagamento (156 reais), marcar o dia para levar os documentos solicitados, pagar o boleto, ir à Polícia Federal no dia marcado para entrega dos documentos. Lá irão tirar a foto e colher suas impressões digitais, depois te informarão o dia para pegar o passaporte, a partir daquele dia vc terá 90 dias para buscá-lo. O meu ficou pronto em uma semana, Rapidinho!!!


Nós lemos vários blogs e vários relatos de pessoas que viajaram para Europa e por mais que todos tenham dito que não teremos problemas ao passar pela imigração, tratamos de nos prevenir quanto a isso. É necessário que vc comprove que ficará no país por no máximo 90 dias, então, leve consigo a passagem de volta. Além disso, pede-se que vc tenha como se manter lá, muitos falam ser necessário ter no mínimo 40 euros por dia de permanência, isso vc comprova ou levando o dinheiro em cash, ou um extrato de um cartão de crédito. No nosso caso, providenciamos uma carta-convite... Essa carta consiste num documento assinado por um cidadão europeu que esteja convidando um brasileiro para passar uns dias na sua casa, assim se responsabiliza pelos gastos com hospedagem e alimentação, e nesse caso, não é necessário comprovação de que você leva dinheiro suficiente para se manter. Aqui um exemplo de Carta Convite.
Para visitar esses países do Tratado de Schengen vc precisará também fazer um seguro viagem... Providenciamos isso numa agência de viagens, acho que todas elas trabalham com essa espécie de serviço. O nosso ficou por volta de 200 reais.
Bem, essa foi a primeira parte das providências que tomamos. No próximo post falarei um pouco sobre o nosso roteiro de viagem.
Au revoir!!!!





3 comentários:

  1. Pra uma psicologa vc ta me saindo uma boa agente de viagens, rsrs Ta tudo direitinho... documentação:passaporte, seguro viagem e etc. rsrs
    Dica de post: bagagens (limite de bagagem, o que levar e etc.) rsrs ;D

    ResponderExcluir
  2. Valeu Jeff... vou fazer um post desse qnd tiver arrumando minha mala, p tirar fotos e tal!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Não esquecer também de que, caso estejam levando produtos eletronicos seus e que possam chamar atenção da receita federal, sejam cautelosos em declará-los na receita federal da sua cidade ou aeroporto pois na volta os fiscais e auditores poderão pensar que os mesmos foram comprados fora o que incidirá na sua cota de 500 dolares de produtos trazidos de fora. Assim caso sua cota já esteja apertadinha, você poderá pagar um imposto bem salgadinho.

    ResponderExcluir